O clássico para iniciantes e cavaleiros avançados graças ao garfo achatado, sela confortável e 1,95′pneus.
Em princípio, os monociclos não têm exactamente o mesmo tamanho que as bicicletas. Enquanto monociclos entre 12′ e 18′ são destinados a crianças (em crescimento), há também alguns muni riders malucos que montam 12′ monociclos para experimentar por diversão. Mas assim que se pode montar um 20″ a questão do tamanho é mais uma questão de gama de utilização pessoal. A 20″ é óptimo para hóquei, estilo livre, por vezes também para basquetebol ou “ normal” monociclo. Além disso, quanto maiores forem as distâncias a percorrer, maior deverá ser o diâmetro da roda.
Para os monociclos QU-AX, a tabela seguinte aplica-se ao equipamento de série em termos do tamanho recomendado para os comprimentos de passos correspondentes. Medir o comprimento do seu passo é muito fácil: Meça a distância do chão até ao seu passo, como mostra a figura à direita - de preferência com sapatos calçados, porque é assim que estará sentado no uniciclo! No Munis 19″, 24″, 27,5″ o espigão do selim tem uma fundição de reforço - se fizer o reequipamento de um espigão sem fundição, pode subtrair cerca de 7 cm ao comprimento mínimo da virilha.
Antes de se aproximar da máquina, verifique se o capacete está na sua cabeça e se as joelheiras estão no sítio certo! Ao contrário do cavalo, não se pode dizer imediatamente onde está a parte de trás e onde está a parte da frente. No entanto, se olhar com atenção, notará que o monociclo tem uma direcção de viagem. O grampo do espigão do selim aponta para a frente, ou seja, os parafusos estão para trás. Os pedais são marcados à esquerda e à direita no sentido da marcha, para que os parafusos não se soltem enquanto se monta. A altura correcta do selim pode ser encontrada da mesma forma que na bicicleta: quando se senta no selim, o joelho deve ser mais ou menos empurrado para a posição inferior do pedal. Uma dica para as primeiras tentativas: coloque a sela um pouco mais abaixo! É um pouco mais fácil e você sabe: “ quanto mais alto, o splash!”
Esta é a forma de encontrar a altura certa da sela!
Se tiver bons amigos, leve um consigo. A ajuda não é má para as primeiras tentativas. No entanto, se quiser treinar sozinho para poder revelar o seu segredo após alguns dias, procure uma área com terreno nivelado e um corrimão a que se possa agarrar. As armações das portas ou caixas telefónicas também são ideais, pois pode apoiar-se com ambas as mãos.
Agora pode começar?
Prender-se ao corrimão ou ao seu companheiro com uma mão. Colocar a sela entre as pernas e o pedal direito deve estar na posição das 4 horas. Ao carregar no pedal, o monociclo desliza automaticamente sob o seu corpo e estará sentado na bicicleta (ou não). Uma coisa é certa, está agora a cerca de 5-6 horas de andar de uniciclo. O seu objectivo deve ser o de equilibrar o seu peso com as próximas tentativas. Mantenha sempre a parte superior do corpo erguida e apoie-se no seu ajudante para apoio.
O próximo passo é agora avançar. Solte uma mão do corrimão e tente avançar um pouco. apoio_3Congratulações! Agora está a cerca de 3-4 horas de andar de uniciclo. Outra dica importante, se uma queda é iminente, deixe sempre cair a bicicleta, porque uma boa bicicleta pode levá-la, provavelmente não tanto.
Então, agora só resta uma coisa. O caminho é o objectivo. De repente está a montar um metro sozinho, depois dois… e de repente não compreende porque é que o início foi tão frustrante. Agora pode parar a sua formação secreta e ir a público. O efeito "aha" dos seus semelhantes não será insignificante. Fique calmo e se tiver de sair da bicicleta, encontre um poste de iluminação, uma árvore ou algo semelhante para voltar a montar. Quando se pergunta como se aprende a fazer uma coisa destas, responde-se com: ” É preciso ser um pouco esperto”. Muito fixe, não é?
Sinto que posso voar!
Agora deve dar alguns passeios para se habituar às reacções da bicicleta. A parte superior do corpo deve estar sempre erguida e não olhar para baixo para a bicicleta. A pedalada nunca será completamente redonda, mas notará que a bicicleta reage aos movimentos da parte superior do seu corpo e da anca. Se sentir que está a cair para a frente, faça um movimento rápido do pedal e a bicicleta voltará a endireitar-se.
Agora, a próxima coisa que deve tentar é subir sem assistência. O pedal com a sua perna oscilante deve estar no ponto mais baixo. Encontrar um pequeno obstáculo para que a bicicleta não role imediatamente para a frente. Se agora conseguir ficar direito em segurança, pode agora tentar montar livremente sem um obstáculo. A taxa de sucesso será apenas de 1:10 no máximo, mas ao praticar com afinco reduzirá esta taxa muito rapidamente e após alguns dias tê-la-á” in”.
Curvas de condução sem guiador?
Em distâncias mais longas notará que a bicicleta quer mudar de direcção de tempos a tempos. Altera isto automaticamente de forma bastante inconsciente, movendo a parte superior do seu corpo na mesma direcção e recuperando assim o seu equilíbrio. Se quiser mudar de direcção de propósito, é semelhante ao esqui ou ao snowboarding. A anca desencadeia o movimento de viragem, depois a parte superior do corpo e o braço esticado vão na mesma direcção. No início, faz-se círculos bastante grandes, mas depois ficam cada vez mais pequenos.
Para aprender ainda mais e tornar-se perfeito, é melhor juntar-se a um clube desportivo ou começar o seu próprio grupo. No apêndice encontrará algumas dicas de livros ou vídeos muito bons sobre ciclismo sem gelo. No Japão, o monociclismo tem sido sempre uma disciplina obrigatória na educação física. A propósito, sempre tive um 5 em matemática mas um 1 em desporto e aprendi a andar de uniciclo aos 35 anos. Mas é um facto que os jovens chegam lá muito mais depressa.
Por falar nisso, sabia o que os monociclistas chamam aos ciclistas? “Treino de ciclistas de rodas”!
Leve diversão numa bicicleta!
/p>
Marca | QU-AX |
---|---|
número do fabricante | 19791 |
Tipo de bicicleta | Monociclo |
Cor | Branco |
Tamanho da moldura em cm | 13 cm |